Conheça o I-REC

O I-REC Service é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia projetado para facilitar a contabilidade confiável de carbono, para Escopo 2, compatível com vários padrões internacionais de contabilidade de carbono. I-REC permite a todos os usuários de eletricidade fazer uma escolha consciente e baseada em evidências para a energia renovável, em qualquer país do mundo.

O ciclo de certificação no I-REC funciona da seguinte forma: uma empresa que deseja ser emitente de I-RECs (certificados de energia renovável) deve aderir ao Código I-REC, passando por uma auditoria documental pelo emissor local. O emissor local no Brasil é o Instituto Totum. Estando com todos os documentos conformes e finalizada a auditoria, a empresa paga as taxas do Programa e é registrada na Plataforma mundial I-REC. Após inclusão na Plataforma, a empresa passa a ter permissão para emissão e transferências de I-RECs (cada I-REC equivale a 1MWh de energia gerada).

Assista aos vídeos que explicam em detalhes o sistema de Certificação I-REC:

GOVERNANÇA

A governança do I-REC é constituída da seguinte forma:

- Comunidade I-REC: todos os Participantes I-REC são membros de uma comunidade mundial, que possui um Conselho apoiado por um secretariado. A comunidade I-REC é o maior acionista do I-REC Services.

- I-REC Services: uma empresa registrada na Holanda e a organização que fornece o Serviço I-REC mundialmente. É responsável pelos seguintes serviços:

  • Registro I-REC dos empreendimentos na plataforma mundial;
  • Garantia da qualidade e autorização dos Emissores locais em todo o mundo;
  • Desenvolvimento das plataformas de tecnologia do Sistema I-REC;
  • Atualização periódica dos procedimentos e documentos diversos do Sistema I-REC

- Emissores locais: são entidades autorizadas pelo I-REC Services para emitir I-RECs em contas designadas para esse país. Essas entidades possuem um contrato formal com o I-REC Services, e no Brasil, esse papel é atribuído ao Instituto Totum.   

- Registrante: empreendimento gerador de energia certificado no I-REC, constante na plataforma I-REC e com permissão apenas para emissão de I-RECs, sem autorização para transação / comercialização de I-RECs. Caso haja interesse na comercialização, o Registrante deverá transferir seus I-RECs para um Participante (ver definição abaixo). 

- Participante: empresa constante na plataforma mundial I-REC, com contrato firmado diretamente com o I-REC Services, e que possui permissão para transacionar I-RECs dentro da plataforma I-REC, aposentando-os para um consumidor final. Um participante pode ser um empreendimento gerador de energia, que acumula a função de Participante e Registrante, ou apenas um broker (comercializador) de I-RECs dentro da plataforma. 

CritérioS da CertificaçÃO

O I-REC é regido pelos documentos abaixo, e todos os empreendimentos que se certificam nesse Programa devem seguir as regras do Código I-REC e seus documentos subsidiários.

No caso do I-REC, a auditoria é documental, sem necessidade de visita em campo.

Para fins de conformidade com a nota técnica “Diretrizes para verificação de emissões por aquisição de energia elétrica (Escopo 2) a partir da abordagem baseada na escolha de compra (marketbased)” do Protocolo GHG Brasil, no item referente à “Reivindicação exclusiva e aposentável”, o Instituto Totum (Emissor Local de RECs no Brasil) esclarece que as regras de funcionamento e governança do sistema de geração do RECs estão presentes para acesso público no documento Código I-REC, garantindo que cada REC emitido é exclusivo e não foi emitido ou transmitido seu atributo de energia renovável a outro consumidor diferente daquele descrito na declaração de aposentadoria.

- [B] Código I-REC v. 1.6
- [B] CSD02 - Registro de Dispositivos de Produção de Energia - Empreendimentos v1.6.01
- [B] CSD04 - Emissão de I-RECs v. 1.5
- [B] CSD01 - Solicitação de Abertura de conta no I-REC para registrantes e participantes v1.0
- [B] BR2016_14_List of evidences Verification in Brazil v. 11
- [B] Termos e Condições Padrões para Registro e Emissão
- [B] Guia I-REC - Como o I-REC Funciona
- [B] Guia I-REC – Registrar um Dispositivo Gerador e Emitir I-REC
- [B] Guia I-REC – Receber, Negociar ou Resgatar I-RECs
- FM.24.00 - Condições para transição REC Brazil e I-REC
-
Relatório sobre o risco de dupla contagem ou duplo beneficiário na emissão de RECs de usinas de biomassa que se enquadram no RENOVABIO

INVESTIMENTOS

Clique aqui para conferir as condições financeiras para os Programas I-REC e I-REC com Selo REC Brazil e I-REC.

 

 

Contato

Telefone:
(11)3372-9577

E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

contador de visitantes
TERMOS DE USO

Utilizamos cookies para que você tenha uma boa experiência em nosso site. Saiba mais.

  Eu aceito cookies de www.recbrazil.com.br.